8 de abril de 2013

Jornada Mundial da Juventude será um grande desafio, diz prefeitura do Rio

Mais de 2,5 milhões de fiéis são aguardados para o evento.


A cidade do Rio de Janeiro começa a se preparar para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no mês de Julho, entre os dias 23 e 28.


A Rio Eventos, empresa responsável em organizar os grandes eventos que a cidade irá sediar, afirmou que a realização da JMJ será um grande desafio, superando até mesmo a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016.

"Nos grandes eventos, há uma concentração prevista de pessoas em determinados lugares. Os eventos olímpicos têm um controle e previsibilidade. Já na Jornada, a quantidade de turistas e peregrinos vai aumentar cada vez mais com a proximidade do evento. Nenhum lugar no mundo está preparado para um acontecimento dessa magnitude. Transtornos ocorrerão e precisamos nos preparar”, explica Leonardo Maciel, presidente da Rio Eventos.

A mobilidade dos peregrinos é outro ponto a ser superado: “Estamos num processo de revitalização e de muitas obras pela cidade. O perfil dos peregrinos e a cultura da Jornada é de caminhada, mas ainda assim vamos ter que trabalhar em regime especial. A prefeitura, o estado e o governo federal vão trabalhar juntos. A exemplo de Madri, que parou para receber a Jornada, o Rio vai parar também. Vamos identificar os corredores em que temos que empenhar os nossos esforços", explica Maciel.

A JMJ em números


Os números são impressionantes: um palco de 110 metros será construído em um terreno de 3,5 milhões de metros quadrados, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. O terreno será usado para a Vigília e Missa de Envio. Ele será dividido em 37 lotes. Cada um com capacidade para 50 mil pessoas.
Cerca de 1,5 milhão de hóstias serão produzidas para todas as celebrações.
60 mil voluntários, de 150 países, foram selecionados para atuar no evento.

Para mais informações, acesse o site oficial da JMJ Rio 2013.